22/4 segunda

MESA I  - AS INFLUÊNCIAS DO CORPO POLÍTICO NA PERSPECTIVA ESTÉTICA E POÉTICA DA DANÇA

16h às 18h no IFB Campus Brasília

A partir das experiências, depoimentos, vivências e análises dos participantes, refletir, problematizar e difundir ideias e pensamentos baseados no arcabouço intelectual, cultural e artístico, em diferentes contextos socioeconômicos, para que possam ser discutidos de forma transversal, perpassando, atravessando, encruzilhando. Conceituar o corpo político e sua importância na construção da identidade cultural de uma sociedade ou grupo, na identidade da cena, do artista.

 

Convidados

Larissa Ferreira

Nasceu em Salvador /Ba. Vive e trabalha em Brasília. Docente na Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília 
IFB. Doutora e Mestra em Artes - UnB.  Licenciada  em  Dança - UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa Corpografias, com pesquisa atual em dança, crítica e história da arte na América  Latina, com atenção para as estéticas políticas, especialmente nos contextos  de  raça  e  gênero. Dança tecnologia e estudos da performance também figuram como áreas de sua atuação artística. Obras apresentadas na Inglaterra, Maputo, Alemanha, Qatar, Italia, Uruguai, Finlândia e EUA. http://larissaferreira.art.br

 

Kona Zion

Eduardx Kon Zion brasileira trans não binaria, nascida em Brasília iniciou seus estudos em danças urbanas cedo tendo essas estéticas presentes em campeonatos e apresentações com os grupos de danças que já participou. Hoje representante condecorando do Brasil da House Of Zion de Nova york casa que aplica e estuda a cultura Vogue e comunidade afro latina criada por Pony Zion coreografo do primeiro grupo de Voguing (Vogue Evolution)  a apresentar no programa America'S Best Dance Crew , mas não só apenas dança é sua linha de estudo artístico  assim Kon também é Hoster , comentator , Mc , Chanter das BallRoom's (Batalhas de voguing) Tem sido apontada como referência e fortalecido cada vez mais esta cena no Brasil. Com workshops ministrados em diversas cidades  no  Brasil e América Latina, Kon se aprofunda nos estudos de danças performáticas utilizando de referências das mais variadas nomenclaturas existentes e todo o vocabulário que adquiriu e adquire estudando Brasil a fora.

 

Raphael Balduzzi

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGCen- na UnB, ingresso em 2/2017 com a pesquisa Estudos de estratégias de Performance de resistência diásporica em drag queen; sob orientação do Professor Doutor Paulo Petronilio. Sua pesquisa-ação conta com presenças performáticas em drag queen que descontextualizem  a arte drag queen das situações de festa levando-a para o ambiente acadêmico, em rodas de conversa, mesas de debate e oficinas em ambientes institucionais. Produziu de quatro edições do laboratório de drag queens Berçário de Drags, referente à pesquisa em 2017/2018

 

 

23/4 terça

MESA II  - O PAPEL DA PESQUISA CONTINUADA NA FORMAÇÃO DE CRIADORES EM DANÇA

16h às 18h no IFB Campus Brasília

 

Tendo como referência diferentes processos e procedimentos de construção de vocabulário criativo e produção de cena, problematizar a importância e função da pesquisa continuada em dança como potencial formador de criadores e intérpretes. Quais as dificuldades, vantagens, pontos positivos e negativos?

Convidados

 

Luciana Lara

Fundadora, coreógrafa e diretora artística da Anti Status Quo Companhia de Dança (1988). É mestre em artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - Unb (Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a Cena). Fez especialização no Laban Centre for Movement and Dance em Londres – Inglaterra (1996-1998), onde estudou Coreologia, Coreografia, Design Visual para dança (figurino, cenário e Iluminação) com bolsa do programa APARTES da CAPES. É graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Morais em Brasília-DF. Seu trabalho é conhecido pelo hibridismo, a experimentação, a pesquisa de linguagem, a abordagem interdisciplinar com campos não artísticos e diálogo com as artes visuais.

 

Marcos Buiati

Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás e Bacharel em Dança pela UNICAMP. Trabalha com pesquisa e criação em dança a 13 anos. Foi contemplado em 2015 pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014. Criou em 2017 o Núcleo Desaparecer de Pesquisa em Composição Coreográfica e Dramaturgia em Dança - sediado no IFB Campus Brasília. Atua nas áreas de Educação Somática, Consciência Corporal, Dança Contemporânea, Composição Coreográfica e Arte-Educação.

Sabrina Cunha​

Docente do Curso de Licenciatura em Dança do IFB. Doutora em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasíla com a tese Jinen Butô: Corpoimagem na improvisação; Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP. Coordena o grupo de pesquisa Corpoimagem na Improvisação do IFB. Formada pelo método Danceability e em formação no método Iyengar Yoga.

Banco do Brasil, Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês do Brasil 

apresentam e patrocinam

Site MID | Created by Raruti Design